Autor Tópico: Qual comprar 2012 - Auto Esporte  (Lida 4352 vezes)

Offline Elvis B.B.

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver perfil
Qual comprar 2012 - Auto Esporte
« Online: Maio 26, 2012, 02:49:55 pm »
A revista Auto Esporte traz na edição de junho o resultado da eleição "Qual Comprar 2012".

A categoria sedã médio foi destacada como Qual Comprar para modelos de 61 mil a 75 mil reais.

O eleito sedã médio ficou com o cruze. O Fluence ficou como "boa compra".  O Civic e Elantra também foram eleitos como boa compra. Ainda aparecem na eleição o Corolla, Jetta, 408, Focus Sedã, C4 Pallas e Lancer. Também aparece o Linea com status de "pense bem". Abaixo a reportagem sobre o Fluence e o Cruze(vencedor) para o pessoal comparar. Também coloquei do Civic pra vocês verem um pequeno grande detalhe de erro de edição(assim espero).

Cruze: O Cruze é o primeiro sedã global da marca desenvolvido em parceira com a subsidiária coreana Daewoo, marcando o fim da hegemonia alemã Opel. Anda como um modelo oriental, de tocada leve. Assim como o rival Hyundai Elantra, traz motor 1.8 16V de comandos variáveis, câmbio de seis marchas e direção elétrica. Mas ainda conseguiu deixar pra trás a fama de gastão do Vectra: o Cruze faz 8.3 km/l com etanl (ante 12.3 km/l do Civic). Ainda assim, o sedã da GM tem melhor porta-malas que o Honda e desbanca os rivais em itens de série, levando a melhor pelo custo-benefício.

Dica Auto Esporte: Desde a versão mais básica (LT), o Cruze é completo: oferece airbags frontais e laterais, central multimídia (CD Player/MP3, USB, entrada auxiliar, bluetooth), freios ABS e faróis de neblina.

Dados:
Preço: R$ 67000 a R$ 80000
Desvalorização: Não divulgado
Seguro: 4,7%
Cesta de peças: R$ 3639

Notas:
Custo: 3 estrelas
Benefício: 4 estrelas

Fluence:
O conjunto do Fluence é um dos mais bem resolvidos da categoria. Vencedor do Qual Comprar 2011 e de diversos comparativos, é um dos modelos mais agradáveis de dirigir: anda suave e responde com vivacidade nas retomadas. A suspensão privilegia o conforto. A desvalorização é alta.

Dica Auto Esporte: Oferta de equipamentos é farta no modelo Privilége (topo de linha), com direito a GPS, chave-cartão e partida por botão.

Dados:
Preço: R$ 60990 a R$ 81380
Desvalorização: 17,7%
Seguro: 5,1%
Cesta de peças: R$ 3073

Notas:

Civic: Vencedor do Qual Comprar 2011, Civic empatou com o Cruze este ano. O tira-teima foi a lista de equipamentos que deu vantagem ao Chevrolet. O Honda continua como ótima opção: evoluiu em desempenho e economia (faz 8.2 km/l na cidade e 12.3 km/l na estrada com etanol). Porta-malas cresceu.

Dica Auto Esporte: Versão LXL (R$ 75800) é a nossa escolha, embora fique devendo faróis de neblina, ESP e airbags laterais - esses itens, sóa na EXS.

Dados:
Preço: R$ 66700 a R$ 85900
Desvalorização: 14,9%
Seguro: 4,5%
Cesta de peças: R$ 3595

Notas:
« Última modificação: Maio 27, 2012, 08:56:46 am por Elvis Becker »
  • Fluence Dynamique 11/11- CVT e Couro - Preto

Offline Elvis B.B.

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver perfil
Re:Qual comprar 2012 - Auto Esporte
« Resposta #1 Online: Maio 26, 2012, 02:53:57 pm »
Estão pensando que escrevi errado?

Não mesmo, escrevi aqui exatamente o que diz na revista.
Ou seja, deram o título da Qual Comprar 2011 pro Civic também.
E fizeram comparação do consumo da cidade do Vectra com a da estrada do Civic. Ou na frase faltou um NÃO, ficando assim: Mas ainda NÃO conseguiu deixar pra trás a fama de "gastão"do Vectra.

Offline Elvis B.B.

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Maio 26, 2012, 03:28:51 pm »
Opinião pessoal:

Achei altamente tendencioso, pois se a comparação é de sedã médio de até 75 mil reais, a comparação deveria ser entre Fluence CVT, Cruze LT AT e Civic LXL, que ainda passa um pouco.

A disputa entre Cruze e Fluence é acirrada mesmo, ai depende do comprador, pois ambos tem itens de série diferentes mas que podem ter importâncias diferentes pra quem compra. Pra mim os airbags de cortina são importantes pq tenho filhos. E como ando tranquilo o controle de tração e estabilidade não fazem tanta diferença. Agora o Civic não entra nessa briga nem de longe. Talvez entrou por outros quesitos, mas a reportagem não cita. Pelo menos nunca deveria ganhar a mesma nota de benefício do Cruze e Fluence. E também merecia uma nota maior do custo.

O Cruze LT AT até onde eu sei, tem controle de tração e estabilidade, retrovisor eletrocrômico, espelho retrovisor externo com desembaçador, roda 17 e central multimídia a mais que o FLuence. Mas custa 3 mil a mais.
O Fluence tem airbags de cortina. Ar digital dual-zone, chave cartão, sensor crepuscular, painel emborrachado e saídas de ar para banco traseiro.
O Civic nem vou citar, pq perde feio em equipamentos.
Se esqueci algum item, ou escrevi algum errado me avisem por favor.
« Última modificação: Maio 26, 2012, 07:00:48 pm por Elvis Becker »

Offline marcosmazza

• Newbie
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Maio 28, 2012, 10:49:50 am »
O que eu não consigo entender é a questão do seguro.
Fluence "5,1%".

O meu seguro não chegou nem a 3%.......e olha que tenho 27 anos
  • Dynamique CVT 11/12

Offline LKP

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Moderador
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Maio 28, 2012, 11:35:42 am »
Concordo. Acho que tiveram que manipular alguma coisa para não ter um bi-campeão seguido.

O Cruze, dentre os modelos mais novos, acho que ficaria mesmo em segundo lugar. Acho que é bem parelho a escolha entre Cruze x Fluence e em ambos o consumidor estará bem servido (apesar que eu prefiro o Sentra SL ante o Cruze LT, mesmo sendo mais antigo).

Os dados da AE que são estranhos:

- A dica menciona apenas a versão Privilege, como se a Dyn não tivesse os itens expostos (e só não tem o GPS).

- Classifica como "Central Multimidia" o som do Cruze LT, que tem as mesmas (até menos) funções que a "central" de som do Fluence Dyn.

- Seguro de 5% do Fluence qd na prática vemos que ele tem um dos seguros mais baratos da categoria.

- Classificado como alta desvalorização. Ok, se a média está em 17.7% é alta mesmo, mas não dá 3% em relação à "ótima" revenda do Civic. Continha de padaria: 18% de 60mil = 10,8k ; 15% de 66mil = 9k. Nesse caso o comprador do Fluence perde em torno de 1.5k de desvalorização, mas economiza 6k na compra, economiza no seguro e no pacote de peças....

- Puxaram a sardinha pro Civic no consumo mesmo, pois o Cruze obteve melhores resultados e manipularam os dados pra confundir o leitor.

Então, concordando novamente com o Elvis. Nada estranho se o vencedor fosse o Cruze, pois realmente é parelho com o Fluence. A ordem deveria ser Fluence / Cruze ou Cruze / Fluence, a depender dos critérios analisados. Agora, essa manipulação de dados, jogando com números e palavras é que complica...
  • Fluence Dyn + CVT + Couro + Teto 11/12

Offline victorbarini

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Moderador
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Maio 28, 2012, 12:40:15 pm »
Muita gente segue o que vê na revista.

"Oh, o Cruze foi eleito melhor compra, vou la comprar".

Muita gente levanta faz tempo a parcialidade das revistas. Será que comparativos, testes, "melhor compra" não sao patrocinados? "quem dá mais pra sair na minha revista como campeão da categoria?"

O Cruze tem a favor de si, o ESP, e a confiabilidade na marca. Contra, os 4 airbags, ante os 6 do Fluence.
Da revenda do Cruze também não deve se esperar muito, afinal, o vectra apesar de bom nas vendas, era facil vender, mas a desvalorização era bem alta.
  • Fluence Dynamique CVT Preto Couro
Cuiabá - MT

Offline Brum

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Maio 28, 2012, 01:29:50 pm »
meio off-tópic , mas tem relação ao desempenho do Fluence nas avaliações e nas vendas.

O que acontece é que a renault está colhendo os frutos podres plantados no passado. A fama do pós venda é muito ruim.
Hoje comentando sobre minha decisão de futura compra com um motorista particular, já ouvi de cara... "faz isso não...é um renault, logo vc que é acustumado com honda, a manutenção dele é cara etc etc". Pior foi logo em seguida ele sugerir o sentra e a Livina, não que a sejam ruins, eles tem um excelente custo benefício na categoria deles, mas embarca a "mesma" tecnologia que foi mal falada (por ele) da renault.
  • fluence DYN CVT cinza 2013/2012

Offline Shark

• Jr. Member
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Maio 28, 2012, 03:04:03 pm »
Acho que a Renault perdeu a oportunidade de incluir ESP em toda a linha quando virou o modelo para 2013. Na ocasião promoveu aumentos mas não mudou absolutamente nada no carro. Se assim tivesse feito, sua superioridade seria inquestionável.
  • DYN Branco CVT/Couro (desejo frustrado) & Sandero GTLine Preto

Offline Marcilio Silva Pereira

• Full Member
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Maio 29, 2012, 12:39:32 am »
revista tendenciosa é elogio

Offline CGodoy

• Jr. Member
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Maio 29, 2012, 08:45:21 am »
Caros colegas:

...e aquele farol de parábola simples do Cruzcredo nem foi mencionado....e o DNA beberrão da GM....essa revista tá conseguindo ficar pior que a 4R.
  • Dyn 11/12 CVT Prata + couro (Portador de Deficiencia) Jundiaí / S.P.

Offline victorbarini

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Moderador
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Maio 29, 2012, 11:35:58 am »
É, é preciso olhar com olhar crítico o que se vê nas revistas.

Mas não adianta também olhar só o outro lado. Será que a Renault não deu um jabá no ano passado pro tubarão sair como campeão em toda imprensa especializada? Logico que nao to tirando o merito do carro, é o mais completo da categoria, melhor custo benefício... mas, não sei né...

Eu sempre vejo com olhar crítico. A 4R deu 5 estrelas pro cruze por ter 4 airbags e ESP, e deu 4 estrelas pro Fluence que tem 6 airbags mas nao tem ESP (Dyna). Nao acho correto. 5 estrelas pra cada era o esperado.
  • Fluence Dynamique CVT Preto Couro
Cuiabá - MT

Offline JE

• Global Moderator
  • Sr. Member
  • Moderador
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Maio 29, 2012, 02:33:27 pm »
Ia dizer exatamente o que o LKP mencionou... Muito tendenciosa essa parte da DICA.

Dica Auto Esporte: Oferta de equipamentos é farta no modelo Privilége (topo de linha), com direito a GPS, chave-cartão e partida por botão.

Como se a versão dyn não oferecesse chave-cartão e partida por botão... E no cruze eles mencionam as coisas que já vem no mais básico, como se no Fluence não viesse (com excessão do ESP)

abs,
JE
Ex - Fluence Dyn Cinza Quartz - Valinhos-SP

Offline Eduardo Gomes

• Newbie
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Maio 29, 2012, 03:52:41 pm »
Com relação ao disseram a respeito [shark] não há a menor dúvida que a "revista" foi tendenciosa pro lado do Cruze, pra não dizer outra coisa. Da mesma forma a 4rodas é tendenciosa ao Civic. Não que o  [shark] seja o melhor carro do mundo, mas no comparativo, não há dúvidas que a melhor compra é o  [shark], tanto é verdade que andei em todos eles, fiz TD em todos e optei pelo  [shark] Dyn branco+CVT+couro, que está aqui na minha garagem. Esse pessoal de revista vive de anunciantes e do quanto eles pagam por matérias. Essa negócio de que carro é investimento é balela que muitod ainda vão atrás, mas é preciso rever conceitos e constatar que um carro é mero bem de consumo e que a satisfação ou não vem do uso e do que ele oferece para sua segurança e  conforto e nisso, o  [shark] está sobrando em relação aos concorrentes. Por favor, não me venham com chorumelas... quem pode mais, chora menos.
  • Dyn 2012/2013 branco + CVT + couro

Offline Douglas

• Full Member
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Maio 30, 2012, 01:38:04 pm »
O que eu não consigo entender é a questão do seguro.
Fluence "5,1%".

O meu seguro não chegou nem a 3%.......e olha que tenho 27 anos

Também achei alto demais. O meu ficou em 2,3%. Mas pode ser por causa da cidade (São Paulo, provavelmente).
« Última modificação: Maio 30, 2012, 01:56:16 pm por Douglas »
  • Renault Fluence Privilege Teto/Xenon
Douglas

Offline Rodrigo.ST

• Hero Member
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Maio 30, 2012, 01:46:01 pm »
No meu perfil, o seguro do Civic ficou muuuuito mais caro que o do Fluence.
  • Dynamique MT Prata